quinta-feira, 14 de abril de 2011

O antigo e o moderno lado a lado

Quem é de Santos ou visita a cidade com frequência, já deve ter notado que nos últimos anos ela parece um grande canteiro de obras.
Há muitas obras por todos os bairros, dezenas de casas e prédios que estam sendo erguidos.
É a cidade crescendo e eu sinceramente ainda não tenho um opnião formada a respeito dos reflexos de toda está verticalização.
Domingo de manhã fui andar na praia e passei por um local que não passava há umas 3 semanas, nesse período a paisagem do lugar já era outra.
Choquei ao ver o casarão da foto abaixo, cercado por entulho dos prédios que ficavam na lateral e nos fundos do casarão, num  primeiro instante achei que ele seria o próximo a ser demolido.
Fiquei ali parada olhando, pensando, lembrando.... quando o ''demolidor'' se aproximou e me disse que o casarão não seria derrubado e sim restaurado e agregado a nova construção.




Esse contraste entre o antigo e o moderno será uma proposta de arquitetura  interessante ou no mínimo curiosa, comum na Europa mas inusitada por aqui.

História - O casarão 
O Casarão foi  tombado pelo Condepasa que cuida do património histórico da cidade e adquirido pela construtora  que vai restaura-lo e incorpora-lo ao empreendimento a ser construído no terreno aos fundos. Será um condomínio residencial de luxo que terá no Casarão o seu espaço de convivência.Segundo os historiadores, foi erguido na década de 1920  pelo Sr. Francisco Loureiro  dono de toda a área compreendida entre o Morro Santa Terezinha e o Canal 2. Construído para ser moradia da filha de Loureiro, que ganhou o imóvel como presente de casamento,  que casou com alto comissário de café. O Casarão representava o auge da economia cafeeira na região, mescla caracteristicas neoclássicas e barrocas. Depois o imovél  foi trocado com a Cúria Diocesana por outro imóvel e em 14 de maio de 1958 até 2007, foi  ocupado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafis) da Universidade Católica de Santos.
beijocas e até.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ana,não conheço Santos,mas qdo for visitar quero conhecer esse casarão que é muito lindo!
Obrigada pela visitinha la no blog,volte sempre que quiser sempre seras bem vinda,beijinhos e estou te seguindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...